fbpx

Mudando Comportamentos e Desenvolvendo o "Ser" Humano

Qual a sua ideologia? Em que você acredita?

124

Qual a sua ideologia? Em que você acredita?

A minha é a defesa da verdade, liberdade, igualdade, justiça e fraternidade e a oposição a falsidade, subjugação, discriminação, opressão e segregação, portanto minha ideologia se resume a :

“Verdade; Bem-estar do próximo; e Harmonia da comunidade.

Eu acredito que se cada pessoa se preocupasse primeiro em combater os criminosos dentro de seu partido ou ideologia de preferência, haveria menos corrupção institucionalizada e mais justiça social.

Eu prefiro ter no governo um opositor que seja ético, honesto, justo, sério, e principalmente transparente do que um aliado que seja o oposto disso tudo.

Ideologia

E você? Qual a sua posição? Avalie-se com base no descrito a seguir.

Dividir para governar

O uso da polarização e da divisão de grupos familiares como estratégia de enfraquecimento.

Estamos vivendo tempos difíceis, de polarização extrema em cima de tópicos que se fossem analisados sob a luz da razão e do desejo de solução, seriam encontradas alternativas fáceis e rápidas.

O ser humano já guerreou com paus e pedras, pólvora e caminhões, navios e aviões, chegando a foguetes e energia nuclear.

O que esperar na era das Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)?

O resultado é uma armadilha tecnológica que promove uma inundação de informações falsas visando manipular as emoções da população para que a mesma se sinta desguarnecida, recue para a zona de segurança e permaneça aprisionada sob o tirânico jugo de seus controladores.

O uso da TIC como arma de manipulação e indução de comportamentos

Qualquer profissional de TIC, dotado de recursos e desprovido de ética pode operar sistemas que criam perfis falsos nas redes sociais e disparam milhares de mensagens por minuto e logo a seguir se excluem escondendo-se no anonimato.

Exame uso ilegal whattsapp eleição 2018

Isso já foi verificado e comprovado várias vezes.

Reação da multidão

A população, desconhecedora da estratégia de manipulação, ao se ver imersa num oceano de informações fictícias, perde a noção do que seja verdadeiro ou falso e por receio, num fenômeno de rebanho começa a acompanhar o movimento da maioria, sem entender realmente o que a aflige.

Ideologia e Alienação

Verdade X Falsidade – Como diferenciar?

Verdade

A verdade se fortalece quando questionada ao passo que a falsidade entra em colapso no primeiro questionamento.

Quem acredita no que faz, ou se baseia na verdade, assume e assina, e apresenta dados, fatos e fontes para qualquer verificar a autenticidade da informação e atua de forma imparcial deixando as pessoas livres para tirarem suas próprias conclusões e construírem suas convicções respeitando suas crenças.

Portanto toda verdade é: Pública e permanente, possui fonte acessível e dados transparentes

Quem tem por hábito a verdade incentiva as pessoas a procurarem outras fontes de conhecimento, inclusive oriundas da oposição

Curiosidades

Falsidade

Quem se vale da mentira como arma de manipulação, utiliza do apelo emocional para incutir crenças, principalmente o medo de um inimigo imaginário irreal para com isso induzir comportamentos, para isso utiliza de dados falsos e por isso não pode apresentar a fonte, e tem de se esconder no anonimato para não ser descoberto.

Quando a emoção aflora a razão fica embotada, principalmente o medo, que desperta os instintos mais primitivos de bater ou fugir.

Portanto toda mentira é: Restrita a um grupo e temporária, possui fonte inacessível e dados obscuros

Quem tem por hábito mentir, insiste que as pessoas neguem e se desviem de todas as informações oriundas da oposição, tanto por medo quanto por necessidade do poder de manipulação.

Verdade X Fato X Opinião

O fato é a existência comprovada de algo.

A verdade é a correta descrição de um fato;

Já a opinião é uma construção pessoal em cima de um fato, elaborado a partir de crenças e valores individuais.

O fato pode ser checado por qualquer um, já a opinião é a interpretação pessoal, portanto pessoas diferentes podem ter opiniões divergentes, e isso não é ruim, pelo contrário, pode ser muito bom.

O livre debate entre opositores, quando realizado com ética e respeito, com base na veracidade dos fatos e na transparência dos critérios, torna-se instrutivo, prazeroso e todos saem ganhando, independente de concordarem ou não, pois é desses debates que surgem novos conceitos conciliadores ou soluções que harmonizam os dois lados.

Mas o que dizer quando a opinião foi forjada em cima de falsos paradigmas?

Ou pior, quando um lado utiliza de dados falsos, argumentos ilógicos ou relações sem coerência para tentar provar uma tese que não se sustenta?

Todos saem perdendo – exceto os fraudadores inescrupulosos que possuem escusas intenções ou corruptos maliciosos com obscuras ambições

Aprendizado X Comportamento X Hábito

A aprendizagem ocorre por repetição ou quando associados a emoções boas ou ruins, e o comportamento repetitivo leva ao hábito arraigado

O que ocorre quando uma grande parcela da população é bombardeada repetidamente por mensagens falsas de forte apelo emocional que geram medo?

Polarização e separação; Extremismo e discriminação; Radicalização e segregação; Intolerância e perseguição; resultando em violências verbais, psíquicas, emocionais e culminando com violências físicas a pessoas e grupos, enfraquecimento das bases e caminho livre para criminosos corruptos alçarem o poder e lá permanecer.

Um sistema como esse pode ser considerado uma coisa boa?

Poder e ambição pessoal X Virtudes e princípios coletivos

Manipular indevidamente as emoções com ambições de poder pessoal é profanar o que há de mais sagrado que existe, o íntimo de cada um, morada do Deus Interior.

É essa a situação atual que estamos vivendo hoje.

Há muita gente boa e séria por ai, que sem o saber estão vivendo em um bolha de desinformação e consequentemente emitindo opiniões pessoais sem saber que foram induzidas e manipuladas.

Mas há muita gente ciente de que estão utilizando de fraudes e mentiras, e compactuando com manipulações, ou para obterem a qualquer custo o poder pessoal, ou para desrespeitarem o livre arbítrio (uma das leis divinas) e infringirem a outros sua visão de mundo e seu estilo pessoal de certo ou errado.

Quem está em busca da verdade tem coragem de se abrir para analisar informações contrárias sem medo de se expor ou de cair.

Expectativas

Dia 30/10 o país escolherá um novo presidente. Independente do vencedor, os próximos anos não serão nada fáceis pois esse modus operandi de jogar a população uns contras os outros se intensificará, caso os fraudadores de informações vençam vão procurar se fortalecer, se perderem vão tentar desestabilizar o país para tomarem o poder a qualquer custo.

O que fazer? Caberá a cada cidadão fazer a sua parte. Como?

É muito importante que toda informação traga em si elementos que permitam se checar o autor, a fonte, as datas, os dados e a veracidade dos fatos. Sem isso não há como saber se a é verdadeira ou não e, portanto, toda informação anônima ou de fonte desconhecida deve ser considerada falaciosa até que se constate a veracidade da mesma.

Se uma informação é verdadeira ela aparecerá em diferentes meios jornalísticos ou então organizadas por equipes em instituições oficiais idôneas ou estudiosos em meios acadêmicos.

Se uma informação é falsa ela aparecerá para você na caixa de WA, ou pulverizada nas redes sociais de pessoas desconhecidas ou grupos tendenciosos.

Faça sua parte a favor da democracia – Como?

Conscientize-se

Primeiro – Sempre cheque a autenticidade das informações que recebe

Abra as últimas informações que recebeu por WA, Facebook, Twitter ou Youtube, pegue as palavras chave ou conceitos principais dessa mensagem, pesquise no Google.

Observe os resultados que aparecem primeiro em instituições de ensino e pesquisa, depois em jornais e revistas, leia uma, duas ou três e compare as informações, qual a conclusão que teve após ter recebido a mensagem via redes sociais e qual a conclusão que chegou após pesquisar e ler o mesmo assunto em outras fontes de informação?

Segundo – Confira a validade ou veracidade das suas crenças

Para cada tópico a seguir repita a pesquisa ora associando o nome de um candidato ora de outro, por exemplo:

  • “Mala de cocaína” Bolsonaro e depois “Mala de cocaína” Lula
  • “caixa de sapato” propina Bolsonaro e depois “caixa de sapato” propina  Lula

Repita a pesquisa intercalando os nomes dos candidatos com as palavras chave:

Milícia, Pânico Moral, Enredo fictício, Corrupção, Fakenews, Impeachment, Mentiras, Violência, Democracia, Respeito, Armas, Saúde, Educação, Transparência, Inflação, Orçamento, Negacionismo, Ciência, Universidade, Preconceito, Racismo, Homofobia, Xenofobia, Misoginia, Relações internacionais, Pobreza, Fome, ONU, Embaixada, Enriquecimento, Imóveis, Influência, Censura, Liberdade, Fascismo, Nazismo, Socialismo, Pandemia, STE, STF, Etc.

Observe os resultados – Veja os títulos das matérias, as datas e o local de divulgação.

Inclua outras palavras ou frases de sua livre escolha. Seja você o responsável pelas informações que chegam a você.

Se você está convicto de suas escolhas não terá medo de fazer essas pesquisas. A verdade somente incomoda a quem a teme.

Obs.: É muito importante observar as datas das divulgações, existem reportagens antigas baseadas em denúncias que com o passar do tempo foram investigadas, apuradas novas informações e a notícia atualizada.

Terceiro – Defenda a primazia da verdade

Auxilie outras pessoas a conhecerem e a se posicionarem a favor da veracidade dos fatos.

Em caso de dúvidas, siga as referências abaixo.

Lucas 12 52,53

De agora em diante haverá cinco em uma família, todos divididos uns contra os outros: três contra dois e dois contra três. Estarão em litígio pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra”. Discernindo o final dos tempos.

MATEUS 7 15,22

Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

“NEM TODO O QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS”

Seja senhor de Si

Não se deixe novamente ser manipulado e conduzido – Não seja um fantoche nas mãos de inescrupulosos corruptos – Não seja uma marionete nas mãos de criminosos falsários.

Seja senhor de si, dono de suas convicções, e autor de suas crenças. Seja você um expoente da verdade.

Prof. Paulo Morais

Eu Acredito em Você – Acredite Também

Fontes de consulta

Documentários e informações preciosas para se entender a relação Tecnologias X Manipulação da verdade

O Dilema das redes – Netflix

Privacidade Hackeada expõe a guerra perversa da Internet

O Século do Ego e a Engenharia do Consentimento

Prof. Paulo Morais
  • Prof. Paulo Morais
  • Analista Comportamental pela PM Desenvolvimento Humano Integral (https://pmorais.com.br)
    Mentor em Qualidade de Vida e Bem Estar pelo ICS - Instituto Crê Ser (https://institutocreser.org)
    Fundador do Programa de Impacto Social da F10 - Fundação 10 Envolver (https://10envolver.org)

Deixe uma resposta