ÂNCORAS DE CARREIRA

ÂNCORAS DE CARREIRA
O CONCEITO DAS ÂNCORAS DE CARREIRA
O conceito “âncora de carreira” surgiu originalmente de um estudo desenvolvido por Edgar Schein para compreender melhor a evolução das carreiras administrativas e como as pessoas aprendiam os valores e procedimentos de suas organizações empregadoras.
O professor Edgar Schein nasceu nos Estados Unidos, no ano de 1928. O escritor foi um grande contribuinte na área do desenvolvimento organizacional, devido a suas pesquisas e análises.
O termo Âncora de Carreira surgiu do autoconceito que começa a funcionar cada vez mais como um sistema de orientação e como uma âncora, que restringe escolhas de carreiras. A pessoa começa a ter a percepção do que é “eu” e do que “não” é “eu“. Para Schein a âncora representa aquele elemento no autoconceito de uma pessoa, do qual ela não abriria mão, mesmo diante de escolhas difíceis.
Tipicamente, as pessoas conseguem preencher uma grande variedade de necessidades em qualquer carreira, mas essas necessidades não são todas igualmente importantes.
Se não podem ser todas preenchidas, é importante descobrir quais as que têm maior prioridade.
TIPOS DE ÂNCORAS
- Competência Técnica / Funcional
- Competência Gerência Geral
- Autonomia / Independência
- Segurança / Estabilidade
- Criatividade Empreendedora
- Serviço / Dedicação a uma Causa
- Puro Desafio
- Estilo de Vida
-
Assessment: Âncoras de CarreiraR$ 197,00
PERSPECTIVAS PARA O PROFISSIONAL DO FUTURO
Pesquisas sobre as âncoras de carreira mostraram que a maioria das pessoas se vê em termos de oito âncoras, ou seja, oito tipos de referências internas para a escolha de um trabalho e profissão. No entanto, estas categorias não significam nada fora do contexto de história de vida e das aspirações futuras. É o pensar e o falar sobre a carreira e relacionando-a aos acontecimentos de vida, que gradualmente vai dar maior compreensão das prioridades e valores pessoais.
Independentemente de suas âncoras, algumas características como autoconhecimento, automotivação, empatia, relacionamento interpessoal e gestão das emoções são consideradas as características fundamentais para o futuro de qualquer profissional. E só o dia-a-dia no trabalho pode ajudar você a reunir estas características, a não ser que muitas delas já façam parte da sua vida.
Seja qual for a empresa na qual você atua ou atuará, lembre-se sempre que o bom profissional é aquele que tem iniciativa, criatividade, coragem para assumir riscos, flexibilidade para mudar e habilidade para lidar com as pessoas.

Seja qual for a empresa na qual você atua ou atuará, lembre-se sempre que o bom profissional é aquele que tem iniciativa, criatividade, coragem para assumir riscos, flexibilidade para mudar e habilidade para lidar com as pessoas.
O mercado de trabalho quer que você use suas capacidades e, com isso, saem à caça de talentos que saibam lidar muito bem com as suas competências técnicas – aquelas adquiridas na formação acadêmica – e competências interpessoais – aquelas características que você adquire e/ou desenvolve na convivência com outras pessoas. Associado ao seu perfil de âncoras de carreiras, a chance de determinar sua trajetória por rumos interessantes para você aumentam significativamente.


Sessão de Coaching ou Mentoria
Assine nossa Newsletter
Prof. Paulo Morais
“Eu Acredito em Você – Acredite Também“