Potencial Infinito – A vida e as ideias de David Bohm

39

Físico – Filósofo – Espiritualista

Físico norte-americano, David Bohm foi aluno de J. Robert Oppenheimer (o “pai” da Bomba Atômica) e trabalhou também com Einstein, na Universidade de Princeton. Suas contribuições para a física, principalmente na área da mecânica quântica e teoria da relatividade foram significativas. Seu primeiro livro, Teoria quântica, publicado em 1951, foi considerado por Einstein a exposição mais clara que ele já havia visto sobre o assunto.

Poderíamos imaginar o místico como alguém em contato com as espantosas profundezas da matéria ou da mente sutil, não importa o nome que lhes atribuamos.

David Bohm

Em colaboração com Karl Pribram, neurocientista de Stanford, estabeleceu a fundamentação para a teoria de que o cérebro funciona de forma similar a um holograma, segundo princípios matemáticos e padrões de ondas.

As visões científica e filosófica e Bohm são inseparáveis. Em 1959, lendo um livro do filósofo indiano Krishnamurti, percebeu o quanto suas próprias ideias sobre mecânica quântica se fundiam com as ideias filosóficas de Krishnamurti, com que atou uma forte amizade. Juntos, promoveram palestras e debates sobre assuntos importantes e que depois foram publicados em livros. Em seu livro Totalidade e Ordem Implícita, de 1980, trouxe a teoria sobre as variáveis ocultas e a interpretação superficial da mecânica Quântica, propondo que uma ordem oculta atua sob aparente caos e falta de continuidade das partículas individuais de matéria descritas pela mecânica quântica. Bohm, a exemplo de Einstein, mas por razões diferentes, nunca aceitou as interpretações correntes da teoria quântica.

Citações e pensamentos de Bohm

Afirmo que toda a existência é, basicamente, um holomovimento que se manifesta numa forma relativamente estável.

David Bohm

A EVOLUÇÃO

“Somos capazes de ordenar o que fazemos. Podemos desempenhar um papel funcional na produção de uma ordem superior, que seria inviável sem nós. Não apenas a modificamos levemente, mas, principalmente, embora provoquemos minúsculas mudanças no todo, isso é crucial para que essa ordem possa transformar-se em algo novo, capaz de por em ação o seu potencial… Somos parte do movimento, não há separação entre eu e ele; somos parte da maneira com que se molda a si próprio.”

David Bhom

O GÊNESIS – A CRIAÇÃO DO UNIVERSO

“A ideia atual do universo pode representar algum estágio de um universo maior, um universo de luz. Até onde podemos perceber, esse universo de luz é eterno. Entretanto, a certa altura, alguns desses raios luminosos se juntaram e produziram a grande explosão – o Big-Bang. Isso desencadeou o nosso universo, que também terá um fim”.

David Bhom

As pessoas intuem uma forma de inteligência que, no passado, organizou o universo, e a personalizam chamando-a Deus.

David Bohm

O UNIVERSO PENSA? CRIAÇÃO E SELEÇÃO

“Sendo a ordem explícita – o universo de luz – a FONTE de toda a manifestação, podemos supor que, talvez, o universo PENSA, ou algo assim (…) O universo tenta uma variedade de formas. A seleção natural explica como as coisas sobrevivem depois de sua emergência ou aparição, mas não explica porque tantas formas surgiram. Parece existir uma tendência em produzir formas e estruturas, sendo a sobrevivência ou seleção natural um mero mecanismo que escolhe as formas destinadas a durar. Toda forma incompatível consigo mesma ou com o meio ambiente está fadada ao desaparecimento. Penso que o universo aprende.”

David Bohm

A FÍSICA

“A física moderna não passa de um sistema destinado a computar e fornecer resultados empíricos. De fato, considero que toda a idéia nova deve pressupor o livre jogo da mente, sem demasiada consideração pelos resultados empíricos”.

David Bohm

Bibliografia:

Diálogos com Cientistas e Sábios – Renèe Weber

O livro das Revelações – Eduardo Castor Borgonovi

Truth and Actuality – Krishnamurti

A Totalidade e a Ordem Implicada – David Bohm

Referência:

Jornal Infinito: David Bohm e a sua teoria da Ordem Implícita;

Pluriversu: Expressionismo nas ciências;

Laboratório Holográfico: Holocosmologia


Acompanhe as novidades e saiba com antecedência sobre oportunidades – Assine nossa Newsletter


Avalie esse conteúdo

Avaliação: 5 de 5.


Open modal

Deixe um depoimento

%d blogueiros gostam disto: