A Materialização de Um Sonho

A Materialização de Um Sonho
Na parede da minha casa há um quadro. Há um quadro na parede da minha casa.
A materialização de um sonho
É uma linda mandala desenhada por minha esposa Miriam. Eu a presentei em seu aniversário de 40 anos e a denominei como “A materialização de um sonho” pois ela sonhou com essa mandala como sendo a cura para sua depressão e crise de pânico, o que de fato ocorreu, e a mesma foi esculpida na madeira por encomenda a um conhecido meu, que até então era um artista desconhecido por estar em seu início de carreira, portanto a imagem bidimensional é a representação de um objeto tridimensional.

Durante um momento de profunda reflexão, após longa meditação utilizando recursos xamânicos, estava a refletir sobre as variedades da Flor de Lótus, ou Flor da Vida, expressão mais singela da “Geometria Sagrada” durante a qual eu tivera profundos e ricos insigths sobre o significado do círculo e da reta, e também do 0 (zero), do 1 (um), do 01 (zero-um), e do 10 (um-zero ou dez).
Aqui graficamente utilizarei os símbolos O e I devido a semelhança da forma de escrita do 0 com o “O”, e do 1 com o “I”.
Paulo Morais

A numerologia Tibetana atribui significado a alguns números mas eu não me ative a eles e estava tentando entender algumas relações em minha vida, que aparentemente não tinham sentido, mas num nível mais profundo pareciam se entrelaçar.
Refleti que o círculo “O” pode significar o zero ou o vazio, indicando que está aberto para toda ou qualquer oportunidade, o que pode representar infinitas possibilidades, o círculo é a única figura geométrica sem arestas portanto sem atrito, sem início e sem fim portanto infinita, e que pode significar equilíbrio pois todos os pontos da borda estão equidistantes do centro; Portanto o “O” pode ser tomado como a representação do “TODO”.
Essas são reflexões pessoais e nada tem a ver com Numerologia Tibetana, símbolos exotéricos, ou interpretações Junguianas de sonhos.
Paulo Morais

O “I”, popularmente conhecido como “UM” pode representar o começo, início, unidade, único, individualidade.
Simbolicamente falando o “I” é diferente de “OI” pois enquanto o primeiro é apenas UM símbolo com UM valor UM, o SEGUNDO também possui o valor UM mas trata-se de um conjunto com DOIS símbolos, e nesse PAR temos a união de um lado “O TODO” e do outro lado a “UNIDADE” se for um objeto, ou a “INDIVIDUALIDADE” se for um ser vivo, ambos lado a lado.
Se lido da esquerda para a direita, o “O” não alterada o significado do “I” , deixa-o ser como está, mas na dança cósmica em sua fluídica coreografia Zen do Yin<=> Yang, ao girarmos o conjunto ou invertermos a direção de leitura teremos o “IO” , que pode ser lido e interpretado pela mente egoica (entenda individualidade) como DEZ vez maior que o primeiro, mas também pode ser “sentido” e “vivenciado” pela mente não egoica (entenda Divina, ou o Todo) como o primeiro símbolo (UM), conservando suas características de identidade, mas estando em outro nível, agora mais amplo, mais aberto, mais abrangente e em harmonia com “O TODO”.
Há ainda uma curiosidade do “I”, o conceito de único também pode ser interpretado como o “UNO”, e portanto se o seu significado é diferente, o conceito por trás do significado traz em si a ideia de UNIFICAÇÂO então por um caminho diferente ele também remete ao conceito do “TODO”.

Ao sair da meditação abro lentamente os olhos e entro em profundo êxtase ao admirar a beleza do quadro que se apresentava na minha frente, não o quadro na parede, mas o quadro composto por toda a parede de minha sala, e apesar de já o ter visualizado milhares de vezes, percebo pela primeira vez na vida, que a mandala na parede transcende os limites do objeto tridimensional pois a mandala também é constituída pela alternância da projeção entre luz e sombras, então se o objeto tridimensional é limitado, sob a luz do Divino olhar funde-se com a imagem bi dimensional que se estende pela parede fazendo com que essa e as fontes de iluminação componham uma harmonia maior que fazem parte do recinto que me acolheu e eu sinto que – “Eu estou dentro do TODO, e o TODO está dentro de mim” – numa metafórica mas não mitológica transposição de identidades.

A Arte, sendo uma linguagem Divina, transcende os limites do artista e funde-se com o atento olhar do observador que ao centrar-se em si mesmo, conecta-se com o Divino que está em tudo e em todos, “sente” o que está em volta e vivencia a exuberância do amor que se manifesta nas mais diversas formas de harmonia.

Ao procurar o nome do artista no verso da mandala sou surpreendido por uma forte sensação que ecoou por todo o meu ser e estremeceu o fundo de minha alma ao PRÉ SENTIR “…Essa é parte que lhe falta..” ao mesmo tempo em que eu lia a assinatura cravada na madeira.
Sérgio 10/01
Imediatamente sou remetido ao relacionamento com meu falecido pai “Sérgio”, a qual devido a um problema que tivemos exclui seu nome de minha assinatura como uma simbólica forma de rejeição.
E depois de 30 anos me apresentado e assinando como “Paulo Morais”, nome próprio assumido após uma divergência com meu pai, eu novamente assino meu nome completo com o pedido de perdão ao Ser Divino que há dentro de nós, sentimento de orgulho pela minha história que forjou quem eu sou, gratidão pelas ricas experiências de vida, e reconhecimento de Amor e perdão ao meu falecido Pai Sérgio Vicentino de Morais
Paulo Sérgio de Morais (Minha Verdadeira Identidade)
Prof. Paulo Morais (meu pseudônimo comercial)
Idealizador do projeto Fundação 10 Envolver . Envolva-se em Grupos – Desenvolva-se em Rede
Idealizador do Instituto Crê Ser – Acredite em Você e Seja o que Acredita
Em tempo: Será coincidência, ou obra do destino (nome dado ao desconhecido Divino) o fato de no teclado dos computadores os símbolos “I” e “O” estarem lado a lado?
Avalie esse conteúdo
O reconhecimento através de likes, depoimentos e indicações é muito importante tanto para motivar quanto para ajudar a manter e a expandir o projeto.
Por favor avaliem esse conteúdo e façam seus comentários também na página do Youtube.
[RICH_REVIEWS_FORM]
[RICH_REVIEWS_SNIPPET]
[RICH_REVIEWS_SHOW]
Dê um like, comente sobre esse vídeo e siga nosso canal também no Youtube
Acompanhe as novidades e saiba antecipadamente de boas oportunidades. Assine nossa Newsletter.
“Eu Acredito em Você – Acredite Também“
Prof. Paulo Morais (10/01/2021)