fbpx

Mudando Comportamentos e Desenvolvendo o "Ser" Humano

O Século do Ego e a Engenharia do Consentimento

551

O Século do Ego e a Engenharia do Consentimento

Para muitos políticos e empresários, o triunfo do EU é a expressão máxima da democracia, onde o poder finalmente se mudou para o povo. Certamente as pessoas podem sentir que estão no comando, mas estarão realmente?

A Obra de Sigmund Freud sobre o tenebroso mundo do subconsciente mudou o mundo. Com a introdução de uma técnica para sondar a mente inconsciente, Freud forneceu ferramentas úteis para entender os desejos secretos das massas.

Inconscientemente, a sua obra serviu como precursora para um mundo cheio de doutores políticos, magnatas, marketing e a crença da sociedade de que a busca de satisfação e felicidade é o objetivo último do homem.”

O século do EU conta a história não contada e às vezes controversa do crescimento da sociedade de consumo de massa na Grã-Bretanha e os Estados Unidos.

Como foi o autoconsumo criado, por quem, e com que interesses?

A dinastia Freud está no coração desta história social. Sigmund Freud, fundador da psicanálise, o seu sobrinho Edward Bernays, que inventou as relações públicas, Anna Freud, filha devotada de Sigmund e atual PR guru e o neto de Sigmund, Matthew Freud.

O Século do Ego – The Century of the Self, BBC (Legendado), produzido por Adam Curtis, dividido em 4 episódios é uma aclamada série documental que examina a ascensão do autoconsumo tendo como pano de fundo a dinastia Freud.

  • Parte 01 – Máquinas de Felicidade
  • Parte 02 – Engenharia do Consentimento
  • Parte 03 – Há um Policial Dentro das Nossas Cabeças: Ele Precisa Ser Destruído
  • Parte 04 – Oito Pessoas Bebendo Vinho em Kettering

1o Episódio – Máquinas de Felicidade

A cem anos atrás, uma nova teoria sobe a natureza humana foi divulgada por Sigmund Freud. Ele dizia ter descoberto forças primitivas, sexuais e agressivas ocultas nas mentes de todos os seres humanos.

Forças essas se não controladas levariam indivíduos e sociedades ao Caos e a destruição.

Esta série é sobre como os poderosos tem usado as teorias de Freud para tentar controlar as perigosas multidões em uma era de democracia de massa…

Vide o Vídeo


2o Episódio – A Engenharia do Consentimento

“…Como seu tio Sigmund, Bernays achava que os seres humanos eram guiados por forças irracionais. A única forma de lidar com o público era se conectar aos seus desejos e medos inconscientes.

Bernays dizia que em vez de tentar atenuar o medo das pessoas do comunismo, se devia na verdade encorajar e manipular este medo. De tal maneira que isso se tornaria uma arma na guerra fria. Argumentos racionais eram infrutíferos.”


3o Episódio – Há um Policial Dentro das Nossas Cabeças: Ele Precisa Ser Destruído

“…os poderosos agora controlariam o indivíduo não ao reprimi-lo, mas ao alimentar seus infinitos desejos…”


4o Episódio – Oito Pessoas Bebendo Vinho em Kettering

Particularmente, Bernays não acreditava que a verdadeira democracia poderia algum dia funcionar. Ele havia sido profundamente influenciado pelas teorias do seu tio sobre a natureza humana. Freud acreditava que os indivíduos não eram impulsionados pelo pensamento racional mas desejos e sentimentos inconscientes e primitivos.

E Bernays acreditava que isso significava que era muito perigoso deixar as massas terem o controle sobre suas próprias vidas, e o consumismo é uma forma de dar ás pessoas a ilusão de controle, enquanto permite à uma elite responsável que continue a gerir a sociedade.


Conceito e origem da palavra consumo

etimologia da palavra “consumo” vem do latim consumere (esgotar) e é formada por “com”, mais “suemere” (apoderar-se, gastar, agarrar).

Há outras definições também um pouco assustadoras: gastar ou corroer até a destruição, anular e destruir.


Assessments – Ferramentas de autoavaliação e autoconhecimento


Sessão gratuita de Coaching ou Mentoria

Clique aqui

Assine nossa Newsletter


Prof. Paulo Morais

Eu Acredito em Você – Acredite Também

Participe da Rede de Voluntários em negócios de impacto social da F10 – Fundação 10 Envolver em https://10envolver.org


Seja uma pessoa D+

Descubra – Desperte – Desvende  – Distingue – Desfrute – Divirta – Debata – Desenvolva – Destaque – Divida – Divulgue – Distribua

[RICH_REVIEWS_SHOW]

Avalie esse conteúdo. Seu depoimento é importante para a manutenção e expansão desse projeto.

[RICH_REVIEWS_FORM]

Gratidão


Prof. Paulo Morais
  • Prof. Paulo Morais
  • Analista Comportamental pela PM Desenvolvimento Humano Integral (https://pmorais.com.br)
    Mentor em Qualidade de Vida e Bem Estar pelo ICS - Instituto Crê Ser (https://institutocreser.org)
    Fundador do Programa de Impacto Social da F10 - Fundação 10 Envolver (https://10envolver.org)

Deixe uma resposta