fbpx

Mudando Comportamentos e Desenvolvendo o "Ser" Humano

Como você se apresenta quando você se apresenta? Um auto depoimento do Prof. Paulo Morais

1058

Como você se apresenta quando você se apresenta?

Um auto depoimento do Prof. Paulo Morais

Minha apresentação pessoal

Quem é o Prof. Paulo Morais?

Identificação

Paulo Sérgio de Morais é a minha identificação jurídica, conforme minha carteira de identidade.

Prof. Paulo Morais é a minha identificação profissional, se pesquisada no Google pelo menos uns 5 links apontarão para alguns de meus perfis ou redes sociais. Resultado de três décadas de atuação profissional em Redes, TI e Telecom.

Paulo Morais é a minha identificação pessoal, é como me apresento e sou chamado pelos amigos.

PM é a minha identificação social, é como assino nos grupos, por pura preguiça.

Coração Humano

Localização

Sou natural e vivente em BelZonte – MiGerais, um lugar maravilhoso para se estar  e aonde o forasteiro é rapidamente identificado por não conseguir pronunciar corretamente o nome da cidade.

Minas Gerais - Coração do  Brasil
MG – Coração do Brasil

MiGerais é o coração do Brasil, é só observar o mapa no sentido Leste – Oeste, na mesma direção que nosso astro rei o vê, e observar o desenho “das Mina”.

Cronologia

Nessa existência estou com 55 anos, um número mestre segundo a numerologia tibetana, mas não faço a mínima ideia do que isso significa, e pelo horóscopo chinês eu sou do signo do Dragão, imagino que isso deva ser importante, pelo menos para os chineses.  

De minha parte sei apenas que o Dragão é um bicho muito doido, como diria uma antiga propaganda de uma importante grife de moda casual.

Vivência

Eu sei quem eu sou, eu sei o que eu sou, e seu sei para que eu vim.

E eu vim para a reorientação, (minha ou sua? – Deixarei que você descubra), mas confesso que é comum as pessoas a minha volta me julgarem “meio desorientado”, não por que eu esteja perdido, mas geralmente porque  estou trabalhando em algo que as pessoas não compreendem direito.

Lazer

Sou um atleticano que não gosta de futebol, resultado de uma cultural imposição familiar, não que eu seja contra o fato de 22 homens correrem atrás de uma única bola por 90 minutos debaixo de um sol de 40º, mas é que para mim o futebol não faz sentido, há tanta coisa melhor para se fazer, eu poderia citar algumas coisas menos desgastantes, mais interessantes e muito mais prazerosas, mas o pudor me repreende e a decência me censura.

Espiritualidade

Sou totalmente avesso a toda e qualquer forma de religião, mas o pai de meu lindo netinho, após longas observações de meus discursos, disse que eu criei uma nova religião. Mas isso gera um paradoxo. Como eu posso ser avesso a algo e criar algo semelhante? Confesso que ainda não consegui resolver esse problema,  e por isso ainda não respondi a ele nem que sim, nem que não, o dia que eu conseguir solucionar  esse dilema ele e minha filha serão os primeiros a saber.

De qualquer forma, seja ou não uma nova religião, doutrina, seita, ou um bando de malucos brincando de “Seres Super Poderosos”  terá como foco levar cada pessoa a acreditar primeiro em si, e a partir daí descobrir o Deus que há dentro de si, pois após feito isso todo o resto lhe será dado.

Essa nova … (sei lá o quê)  se chama ICS – Instituto Crê Ser e seu templo está em https://institutocreser.org

Prof. Paulo Morais - Telecomunicações - Redes de Computadores
Prof. Paulo Morais – Telecom

Formação acadêmica

Tenho uma formação altamente técnica na área de TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação, e trabalhei a vida inteira com máquinas, tem sido uma interessante, intensa e prazerosa atividade e por isso tive excelentes resultados, por onde passei realizei feitos significativos e deixei legados importantes.

Experiência profissional

É muito fácil lidar com máquinas, faço isso a 35 anos, elas não te julgam, não te criticam, não te ofendem, não tentam te corrigir, te aceitam do jeito que você  é, não dizem uma coisa e depois mudam de ideia, não acordam de mal humor, não fazem cenas ou dizem uma coisa quando na realidade queriam dizer outra.

Prof. Paulo Morais - Telecomunicações - Redes de Computadores
Prof. Paulo Morais – Redes

Para lidar com máquinas a única coisa necessária é ter paciência (consigo – não com ela), isso porque para controlá-las deve-se acertar uma combinação, e como elas possuem limitadas opções de combinações, você precisa apenas descobrir essas chaves e pronto, a “Machine” estará sob seu controle. Essas combinações são como códigos de um cadeado de segredo, depois que você os conhece eles sempre apresentam o resultado esperado.

Relacionamentos

Venho tentando aplicar minha experiência profissional a pessoas e a 33 anos (outro número cabalístico) montei um laboratório social de cunho familiar, no qual  recebo o valoroso auxílio de minha assistente, a “Sra. Dona Dra. Patroa Miriam Morais” que possui a nobre titularidade de “Minha Digníssima Esposa” (Geralmente ela não gosta quando a chamo assim, e briga comigo).

Miriam Morais
Profa. Miriam Morais

Tentei várias vezes seguidas utilizá-la como cobaia para comprovar a metodologia e efetividade de minha experiência profissional e…;

…putz;

…acho melhor não comentar os resultados…

Dificuldades a serem superadas –  D I A R I A M E N T E

O sonho de todo Físico não é descobrir o Santo Graal da fórmula que harmoniza as teorias da Relatividade Geral e Relatividade Restrita, o grande sonho é outro.

A Física é a  amada área que infelizmente abandonei pela metade, assim como fiz também com a matemática, e o grande sonho de todo Físico é, antes da hora prevista, perguntar a Deus duas coisas:

  1. O porquê da Teoria da Relatividade?  E Deus com certeza responderá;
  2. O porquê da Turbulência? E Deus provavelmente dirá “…Hummmmm…; …vamos avaliar …”.

Isso porque a Turbulência é o tormento de todo Físico, Engenheiro, Climatologista, Químico, Astrônomo, Ambientalista, enfim, qualquer um que queira entender as leis da natureza.

Eu creio que deve haver alguma relação entre a turbulência no meio físico e o comportamento humano no meio social, ambos são incompreensíveis e portanto imprevisíveis.

Bom mas meu sonho é um pouco mais simples, na hora oportuna, e eu não tenho pressa,  perguntarei a  São Pedro, meu grande amigo do peito;

Pedrinho  “…O Ser Humano é um bicho difícil de lidar…”; “…Mulher  é um ser muito difícil de se compreender…; “….quando vira esposa então…putz nem se fala…”; e então farei a fatídica pergunta

 Pedrinho – “Qual a relação entre Esposa e Turbulência”.  

Imagino a cena – Rsrsrsrs – Pedrinho arregalará os olhos, prenderá a respiração, abrirá o portão dos céus e dirá imediatamente a seus assistentes, “leve esse direto ao Criador, sem escalas” …; E chegando diante de Deus ele olhará para mim e dirá, sente-se e aguarde, tenho um assunto que preciso resolver primeiro, e dirá a seus assistentes “chamem a turma da Turbulência….;

E eu terei conseguido uma assento no paraíso. rsrsrssr – (Será  que cola????)

Curiosidades
Curiosidades

Perfil

Sou uma pessoa altamente introspectiva e curiosa mas minha curiosidade está focada no desconhecido, ou seja, qualquer assunto diferente, solução não usual, ou fato inusitado  sequestra todo o meu ser num profundo foco de investigação como um instigante jogo de quebra cabeça que resulta em seguidas horas (ou dias) imersas num labirinto psicoemocional de indagações que  me levam a novas descobertas e correlações que me remetem a novas perguntas que intensificam mais ainda a curiosidade e resultam num  tumultuado oceano de possibilidades inexploradas de descobertas, invenções, correlações e criações. (Sim, eu tenho perfil TDA/H)

Investigar o além
Investigar o além

Então torno-me imensamente atento  naquilo que atiça minha curiosidade e entro num  hiperfoco que paralisa o tempo, como as dimensões Tempo X Espaço são inseparáveis, como diria o tal de Einstein, um de meus Gurus favoritos, eu entro num estado de Flow e literalmente “o mundo deixa de existir”, nesse nirvana não existe mais nada, não há fome, não há prioridade, não há sede, não há importância, não há outras coisas, não há outras pessoas,  não há tempo, apenas uma completa fusão entre o meu “Eu” e o processo de (auto)descobrimento e criação, entrecortado apenas por breves instantes de imperiosa necessidade fisiológica, já em seus limites finais.

Conhecer é ver longe
Conhecer é ver longe

Em função disso é comum após longos períodos de intensa atividade, perder a noção de tempo, esquecer de almoçar, e deparar-me com várias novas possibilidades de solução diante de um problema, e sentir me tão exaltado  quanto uma criança numa loja de brinquedos, mas meio perdido e me perguntando: “…O que mesmo que eu tinha de fazer?…”

Essa facinante e complexa combinação torna-me muito inventivo e criativo, não em sentido artístico, mas quanto a encontrar alternativas ou descobrir novas soluções, mas também me faz estourar tempos e perder prazos, e muitas vezes por apresentar uma solução que está muito a frente do tempo, acabo sendo mal compreendido resultando em dificuldades de ser aceito, fazendo sentir-me um estranho no ninho com a autoestima um pouco abalada; Mas quem nunca se sentiu assim?

Dúvidas e Respostas
Dúvidas e Respostas

Quando isso ocorre basta eu me deparar com um novo problema, o que não é difícil, e bummmm. Fui.

Preferências

Em minha época pré faculdade tinha uma grande dilema,  a dificuldade de escolher o curso e oscilava entre a Psicologia e a Física, parece estranho mas na época eu não conseguia ver a diferença entre essas áreas, ambos tratam de uma energia que é intangível, extremamente poderosa, sua essência está na base de tudo, e estuda-se os fenômenos a partir de seus efeitos secundários.

Alma Liberta
Alma Liberta

Hoje em dia continuo sem saber a diferença, quanto mais estudo e descubro sobre Física, Psicologia ou Espiritualidade, mais concluo que não há diferença entre elas, uma leva a compreender a outra e vice versa.

Atuação

Depois de duas décadas e meia dominando máquinas, atuando como Consultor e Instrutor em Tecnologias de TIC; cansado pois apesar do ambiente ser amigável é também muito frio e solitário, resolvi então virar o jogo e nos últimos dois lustros venho atuando no meio “Homo Sapiens” como Coach Executivo e de Negócios; Mentor de Startups da área Tecnológica; Coach e Mentor em Qualidade de Vida e Bem Estar.

Prof. Paulo Morais - Life Coach
Prof. Paulo Morais – Life Coach

Tem sido uma rica e divina experiência devido a quantidade de novos descobrimentos, com alta qualidade de vivências, e intensidade de novas relações, pois cada Ser Humano trás em si de um lado a essência do Divino, do outro lado a  potencialidade do inusitado, e ao centro, o Sagrado Elo que une “Tudo com Todos”, o que faz cada experiência ser única diante de toda a “Criação”

Conclusão

Todas as vezes que atuei junto a empresas consegui, superando muitas dificuldades, realizar feitos realmente importantes, sempre que atuei isoladamente tive dificuldades para tirar as ideias do papel e todas as vezes que empreendi, e foram muitas, conseguia facilmente resolver problemas complexos mas uma falta de habilidade para converter esses cases numa lucrativa fonte de renda e portanto muita dificuldade para fazer o projeto decolar.

Há quase meio século venho observando o surgimento de soluções ou a consolidação de tendências que apontei com pelo menos uma década de antecedência; Portanto eu preciso de outras pessoas com perfil diferente e complementar ao meu para juntos exploramos boas oportunidades.

Eu preciso de alguém para no dia a dia me auxiliar a lidar com as cosias do dia a dia.

Talvez eu precise de alguém como você.

Grupo de Pessoas indicando e chamando você para participar do ICS
Queremos você – Venha!

Preciso de pessoas que você me ajudem a trazer para a realidade do hoje tudo aquilo já existe na possibilidade do amanhã e está latente na potencialidade do depois de amanhã.

Vide mapa mental com tópicos em https://mm.tt/1556583322?t=Wg6prs0Yas

Com Amor, atenção e Carinho

Prof. Paulo Morais

Nesse ínterim,  JC, outro grande amigo do peito, sussurra em meu ouvido direito “…não vos afadigueis com o dia de amanhã…”, e eu atrevidamente respondo a ele “ … o amanhã é a renovação do hoje…” Vem comigo.


Assessments – Ferramentas de autoavaliação e autoconhecimento


Sessão gratuita de Coaching ou Mentoria

Clique aqui

Assine nossa Newsletter


Prof. Paulo Morais

Eu Acredito em Você – Acredite Também

Participe da Rede de Voluntários em negócios de impacto social da F10 – Fundação 10 Envolver em https://10envolver.org


Seja uma pessoa D+

Descubra – Desperte – Desvende  – Distingue – Desfrute – Divirta – Debata – Desenvolva – Destaque – Divida – Divulgue – Distribua

[RICH_REVIEWS_SHOW]

Avalie esse conteúdo. Seu depoimento é importante para a manutenção e expansão desse projeto.

[RICH_REVIEWS_FORM]

Gratidão


Prof. Paulo Morais
  • Prof. Paulo Morais
  • Analista Comportamental pela PM Desenvolvimento Humano Integral (https://pmorais.com.br)
    Mentor em Qualidade de Vida e Bem Estar pelo ICS - Instituto Crê Ser (https://institutocreser.org)
    Fundador do Programa de Impacto Social da F10 - Fundação 10 Envolver (https://10envolver.org)

Deixe uma resposta